A PAUSA DO RITISSIMA

01 junho, 2018



Este é o último post deste blog naquilo que todos vocês, e eu, conheço. Um blog que no seu auge tinha cerca de 3 publicações semanais, que se alinhou para na sua maioria posts de looks que eu crio, uma espécie de personal style blog e onde fui contando pequenas histórias da minha vida.

Ao fim de 5 anos e meio (fará 6 anos em setembro) este foi um companheiro de vida, desabafei nos momentos difíceis, partilhei as alegrias, ocupou o meu tempo livre e preencheu de me bons momentos (eventos, parceiras, fotografia). Cresceu comigo nos cinco anos de maior mutação na minha vida seja emocional, social e profissional. Uma Ritissima diferente e melhor, da Ritissima que era aqui.

Há vários motivos que me levam a terminar provisoriamente este blog e para tomar esta decisão pensei muito nos prós e contras. Nos prós de um hobbie e de um projecto que criei sozinha, onde há 5 anos nada era como isto é hoje, num mundo de descoberta, com a minha capacidade auto-didata e com os meus recursos. Nos contras as horas de trabalho, as procuras de conteúdo, as frustrações e desmotivações que também fizeram parte.

Antes de mais quero dizer que o blog não vai ficar offline, simplesmente não será prioridade. Não vou criar looks para tirar fotos, ou comprar uma qualquer peça tendência para mostrar, não vou procurar sítios para fotografias, ou publicar com frequência e não vou fazer mais parcerias. Ou seja, vou publicar excepcionalmente quando achar um sítio digno de partilha, quando fizer uma peça nova (vou-me dedicar à costura), quando tiver um look bonito, quando for pertinente. Não vou criar conteúdo, publico quando surgir motivo para.

O que me fez chegar até aqui? A percepção de que estou a ficar para trás e a dedicar tempo ao blog, que devo aplicar a outras coisas nesta fase da minha vida. O blog rouba-me tempo e tenho muita gente que já me tinha dito isto… mas é o que é e às vezes precisamos de tempo e certeza para tomar algumas decisões.

De resto ando com feelings negativos relativamente à blogosfera e às redes sociais. Não é minha intenção fazer disto uma pausa romântica, é uma pausa também revoltada com a actualidade dos influencers, bloggers e instragrammers. 

Passo a enumerar algumas coisas: 
1. Perder visualizações e comentários no meu blog, principalmente de pessoas que eu comento e sempre me comentaram e agora desapareceram do meu mapa; 
2. Não gosto de seguir blogs para me seguirem e agora o GFC é uma grande treta quando finalmente chego aos 569 seguidores;
3. Cansei das parcerias da Zaful, Rosegal e Newchic (apesar de ter uma pendente, vou cumprir com a minha responsabilidade mas depois acabou);
4. Não gosto quando conto uma história, ou falo de algum assunto pertinente, onde até peço iteração num texto com 5 linhas e chego aos comentários onde só existe “adorei o look!”, podia dizer no texto que estava a morrer… Não lerem o minúsculo texto que escrevo;
5. Contactar marcas, elas falaram-me dos seus projectos, gostarem das minhas ideias e aplicarem… com outras bloggers;
6. Não gosto desta moda das influenciadoras do instagram que se dão a zero trabalho, apenas tiram uma foto bonita;
7. Odeio a parte em que todas pedincham nos stories por likes na foto de perfil;
8. Não gosto de ver as mesmas coisas nas bloggers todas, a falaram de marca X e Y com falta de consistência na opinião de cada uma. Hoje é bom, mas amanhã afinal é esta que é boa;
9. Descredibilizou-se as bloggers e influencers com exemplos de meninas que usam e fazem reviews de produtos para pele seca e pele oleosa, afinal quantos tipos de pele têm? Conhecimento de causa, conhecimento científico existe?
10. Chateia-me as bloggers que se queixam que tem poucas parcerias, poucas oportunidades, quando não se vê razões para isso e no dia a seguir até dormem em hotéis e recebem 3 pares de sapatos;
11. Acho intragável a HIPOCRISIA entre bloggers que se bajulam umas às outras para depois em mensagens privadas e pessoalmente falarem mal umas das outras;
12. Bajulamento hipócrita nível 1000 onde comentam as fotos umas das outras só para dar e receber feed num léxico limitado ao “linda!”, “adoro a foto!” ou “adoro a mala!”;
13. Falta de individualidade de cada um. Unboxing iguais para todos, filtros iguais para todos, publicidade igual para todos;
14. Bloggers que se direccionam para a moda a falar de beleza e maquilhagem;
15. Parcerias incoerentes, umas só precisam de fazer um storie, mas para outras tem de haver post no blog com tudo texto, links e fotos;
16. Perder seguidores, ganhar um seguidor, perder 3 e seguir um... Nunca saber que fica porque gosta;
17. (em actualização)
18… muitas mais coisas, que no fim me fizeram encerrar esta temporada da minha vida. 

A terminar com um carinho especial à blogosfera, mas a odiar as redes sociais... Agora vou habituar-me a esta nova realidade e se calhar regresso cá para vos contar como está a correr..

Um beijinhooo a todas, a todos... Um até já <3 

11 comentários :

  1. Juro-te pela minha rica vidinha, que ainda ao bocadinho, quando estava a aprovar os comentários do meu blog, estava a pensar ''Ai, adoro tanto o blogue da Rita, é mesmo algo que posso ler todos os dias sem me fartar, não faço a mínima o que é que ela vê no meu...'' Mas sabes o que é jurar mesmo pela minha vidinha?
    E agora trazes-me este post... Fico triste mas estarei sempre aqui para ver os poucos posts, mas com certeza bons e acompanhar-te no instagram!
    Espero que um dia voltes à grande, se sentires que tens um pouco mais de tempo!
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  2. O meu blog tem 8 aninhos, ao longo de todo o percurso do blog pensei exactamente como tu umas 10 vezes (ou mais ahah). O meu blog passou por fases em que só escrevia quando me apetecia, ou com dias específicos e temas programados,ou a publicar todo o santo dia, ou até a não escrever durantes meses.
    Esta desilusão nas redes sociais (e no meu caso também da blogosfera) é uma coisa que se arrasta comigo durante anos, sempre fiz o meu melhor para tentar ignorar isso e me envolver com as minhas "colegas", combinar lanchinhos/sessões fotográficas, dar aulas de código para conseguirem editar os blogs, mas havia sempre alguém que se aproveitava, as tais "faux-bloggers". E quando vi os teus posts no instagram sobre isto eu fiquei TÃO TRISTE, tu és das bloggers verdadeiras, as que têm uma essência, as que são 100% criativas, e boas pessoas. E parte-me o coração quando as bloggers falsas estragam tudo para as outras pessoas.
    Espero que voltes, porque claramente vais fazer falta.
    (Temos de nos manter unidas :p)

    Lovable Maria | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  3. Sinto um bocadinho disso tudo e às vezes é revoltante, no entanto cheguei à conclusão que o blogue me faz bem. Gosto da parte de fotografar e editar as fotos e gosto de olhar para elas depois. Era melhor se tivesse um publico fiel? Era, mas o melhor mesmo é gostar disto e ser fiel a mim mesma. No dia em que perder a vontade faço como tu. Muitos parabéns pela tua coragem e pela tua partilha tão sincera. Um grande beijinho

    https://despertarosonho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita,
    Percebo perfeitamente a tua revolta. A vida muda, os objetivos mudam, se calhar as pessoas mudam. Desde que se mantenham fiéis a si mesmas, e não se coloquem por cima dos outros, tudo bem!
    Desejo-te imenso sucesso no mundo da costura.
    Até breve!
    BTW...vou continuar a seguir-te :D

    ResponderEliminar
  5. Depois de meses afastada sem visitar ou comentar nenhum blog consigo perceber o que sentes. As vezes é preciso mesmo dar um passo atrás e olhar para a big picture. Espero mesmo que voltes, via verdade no teu blog. Mas se isto já não te faz feliz, vai ser feliz longe. Desejo-te o melhor! (E que voltes ahahaha)

    ResponderEliminar
  6. Curioso, isso que te queixas dos comentários pouco além de um linda gosto do look, nunca te vi um comentário em outros blogs que tivesse mais de 2 linhas escritas exactamente a dizeres o mesmo que te queixas. Não podes receber aquilo que não dás aos outros. Ora faz lá esse exame de consciência. Eu cheguei a comentar aqui e tu nem sequer me devolvias o comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeitaria este comentário e usava o meu direito de resposta mas visto que te escondes por detrás de um anónimo, perdeste qualquer credibilidade.

      Eliminar
    2. Eu até me surpreenderia com uma resposta diferente desta que é a típica de quem não tem argumentos.

      Eliminar
    3. Se a anônima tiver verdadeiro interesse em trocar ideias ou querer saber os meus argumentos, contacte me de outra forma, porque aqui, em comentários não será. Se algo a incomoda fique no entanto esclarecida que o blog tão cedo não será atualizado pelo que pode dispensar a sua vinda aqui.

      www.ritissimavida@gmail.com ou IG ritissamachado

      Eliminar
  7. Fantástico post, da gusto de leerlo y tu estas preciosa en este look, me encanta el top.
    Besotes
    https://www.tuestilo.eu/blog.html
    twitter @tuestilo_moda

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e comentário
Qualquer pergunta ou comentário será respondido neste mesmo post.
Beijinhooo