Stories | Basta dizer *Vou à casa de banho!*

22 fevereiro, 2013

Este post vai-me custar imenso fazer. Mas acho que o devo.

Há duas palavras que tenho total aversão em ouvir. Deixem-me respirar fundo. Aqui vai. São elas:*mijar* e *cagar*. Eu sei, tenho conhecimento que são questões fisiológicas às quais não conseguimos evitar. Mas não gosto de pronunciar, não gosto de ouvir a ser pronunciada. 
Ninguém pode questionar que o vocabulário português é riquíssimo em sinónimos e que temos mil e uma maneiras de dizer algo que queremos, mas aqui vai depender - e depende sempre - do contexto em que estamos inseridos. Ora todos temos que ir à casa de banho, seja lá fazer o que queremos ou temos a fazer. Nunca me esqueço de estar no primeiro ano de escolaridade e de um colega dizer - Professora posso ir fazer xixi? - e ao que a Professora responde - Podes. Mas basta dizeres que queres ir à casa de banho, ninguém precisa de saber o que vais fazer. Está bem? - acatou o conselho o meu colega. A questão é exactamente esta, ninguém quer saber o que na realidade os amigos vão à casa de banho fazer, seja *xixi* ou *cócó*, é possível respeitar isso? Sendo assim, *Eh tenho que ir mijar!*, *Não!!! Mas porque que dizes o que vais fazer e tens que dizer essa palavra!*. Tolero o facto de um homem se recusar a dizer, *Vou fazer xixi!*. Aceito. Mas voltamos a questão - se ninguém precisa de saber o que vamos la fazer - então podemos, obviamente omitir essa parte. *Pessoal vou à casa de banho!*. Vai à tua vidinha.
Agora toda esta situação poderá mudar quando se fala em mulheres. Não, não vou entrar no assunto mais debatido de sempre, e refiro-me - porque que as mulheres vão aos pares à casa de banho - a questão é simples. A simplicidade reside no facto de as mulheres poderem fazer mil e uma coisas na casa de banho, tais como: retocar toda e mais alguma maquilhagem; puxar os collants para cima, ou até mesmo trocá-los porque fez um foguete; tentar, não sabendo bem com que recursos, arranjar minimamente o cabelo; limar uma unha que partiu; tentar tirar uma nódoa da peça de roupa; ou na melhor das hipóteses não precisar de nada, anteriormente dito e simplesmente fazer *xixi* ou *cócó* e quiçá mudar o tampão. Com todo este leque de possibilidade, nos mulheres dizemos, *Vou à casa de banho!*, ainda a pensar ao certo o que realmente vamos fazer. 
Mas não fugindo da questão *mijar* e *cagar*, estas são duas palavras que devem no meu ver ser evitadas - (para os meus amigos e familiares, e namorado) pelo menos na minha presença e principalmente em contexto mais descontraído, onde por norma o pessoal se esquece, de sinónimos ou expressões para abordar a tal necessidade de ir à casa de banho. Ninguém diz, (ou espero eu) em contexto profissional, entre desconhecidos ou outras que tais situações que exigem um certo brio na linguagem, *Vou ali mijar e já venho!*, mas estamos num bar, com ou sem copos bebidos, com amigos, familiares há sempre alguém - há sempre alguém - que articula esse conjunto de sílabas que me faz logo uma alergia inexplicável, onde saí sempre - quase sempre, porque não me quero chatear - um *A sério?! Ninguém precisa de saber o que vais à casa de banho fazer!!*. E a pessoa lá vai, no seu curto ou longo caminho em direção às WC's presentes na maioria dos espaços públicos, sejam para que finalidade.
No entanto, agradeço que esses mesmos estabelecimentos, possuam um WC para homens e senhoras. E não o mesmo compartimento sanitário para as duas espécies devido à sua, digamos que, incompatibilidade de comportamentos. Não é fixe, mesmo nada fixe, retocar um baton no mesmo sítio que um homem está à espera para ir fazer *xixi*, não *mijar* nada disso... à espera para ir à sanita?!


3 comentários :

  1. You have a great blog dear. I just found it ! I love your outfit posts
    I am now following it
    Would be so happy if you could drop by mine and maybe follow back if you like it :)
    << From Brussels, with Love>>

    ResponderEliminar
  2. Bom Ritinha aqui, mesmo em zona de trabalho (lol) "vou à casinha", ou então o simples pegar numa revista adicionando o "vou à casinha" e logo já se sabe que é para diferentes tempos. Também acho grosseiro o "vou mijar", não fica bem realmente, mas é o nosso português :) hehehe


    Beijokitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito grosseiro ju, muito grosseiro :D

      Obrigada pelo comentário!

      Eliminar

Obrigada pela visita e comentário
Qualquer pergunta ou comentário será respondido neste mesmo post.
Beijinhooo